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CASES, CAUSOS E ALGUMAS REFERÊNCIAS.

Seanet SC entre as melhores para se trabalhar em SC

Conectar resultados a boas práticas de gestão gera maior engajamento e estimula a produtividade nas empresas

Entre as melhores organizações para se trabalhar em SC, Seanet Telecom se destaca pela valorização e reconhecimento dos colaboradores

Equipe de mulheres vestidas com a camisa da Seanet SC, dentro da empresa com o logo de fundo, segurando um cachorro mascote do time.

Mulheres da equipe Seanet Telecom

 

Uma empresa é composta por pessoas, e são essas pessoas as responsáveis pelos resultados gerados. Ou seja, há uma conexão direta entre colaboradores e a qualidade da entrega de serviços ou produtos ofertados. Reconhecendo a importância de seus funcionários, a companhia catarinense Seanet Telecom desenvolve diversas estratégias internas com o objetivo de incentivar e valorizar sua equipe. Através da capacitação e desenvolvimento da autonomia e liderança de seus colaboradores, a empresa progride junto ao mercado, tornando o ambiente de trabalho um espaço mais humanizado e harmônico.

Tendo como um dos principais pilares de fundação da empresa o suporte e estímulo de seus colaboradores, a Seanet ganha destaque no setor. A organização, que promove ações internas entre os funcionários, está entre as melhores empresas para se trabalhar em Santa Catarina, segundo ranking divulgado pelo Great Place to Work. Essa classificação é realizada através de uma pesquisa feita com a equipe da empresa e em uma avaliação das políticas de gestão de pessoas, premiando as organizações com o mais alto nível de satisfação dos colaboradores.

Pela primeira vez participando do GPTW, a empresa fundada no ano de 2007, na cidade de Itapema/SC, conquistou a 6ª posição na lista, na categoria pequeno porte (entre 30 a 99 funcionários). Esse reconhecimento é considerado fruto da cultura organizacional da companhia, que busca desde o processo de seleção por profissionais que sejam qualificados tecnicamente, e principalmente, por pessoas que estejam alinhadas com os valores da empresa. Além disso, há um grande incentivo a todos os colaboradores com relação ao autodesenvolvimento.

— Sempre procuramos desenvolver um comportamento de liderança em nossos colaboradores. Isso pode ser comprovado pelo fato de que a maioria dos nosso gerentes e diretores são ‘pratas da casa’. Ou seja, começaram a trabalhar conosco muito jovens e ao longo dos anos mostraram seu valor, conquistando cargos relevantes na companhia. Isso agrega a eles muita experiência e propriedade no ramo, e por consequência, contribui com uma liderança muito mais robusta e próxima dos seus liderados — destaca Daiane Diemer, diretora financeira da Seanet SC.

A empresa promove também diversos treinamentos ao longo do ano, abrangendo áreas como vendas, cursos técnicos e até desenvolvimento pessoal, como o curso de Gestão de Finanças Pessoais e Investimentos. Essa preocupação em capacitar os colaboradores gera vínculos e contribui com resultados de excelência, propostos pela empresa.

Ações de integração e valorização profissional
Estimular a autonomia e liderança dos colaboradores faz parte do DNA da Seanet Telecom. A política é de integração e “os gerentes frequentemente se reúnem com seus times para apresentar os resultados, celebrando os destaques e fazendo alinhamentos individuais se necessário, de maneira individual e reservada, orientando e ajustando condutas”, explica Daiane. Além disso, todos os colaboradores participam de tomadas de decisão inerentes a sua área e contribuem para a melhoria contínua dos processos.

Esse processo permite a evolução e desenvolvimento profissional, que também é reconhecido pela empresa através de programas como o SeaMagic. Focado em homenagear técnicos de campo que através de um atendimento humanizado e qualificado proporcionam uma “experiência mágica” aos clientes, o programa SeaMagic valoriza os funcionários através da promoção de um evento bimensal, apresentando o colaborador destaque, que recebe homenagens e é premiado também com uma bela experiência.

Boas ações geram bons resultados
A empresa busca promover também ações que resultem no bem-estar e na qualidade de vida de seus colaboradores. A troca de experiências faz parte da cultura organizacional da companhia, que conta com uma estrutura planejada para oportunizar momentos de convivência e descanso.

— Para os colaboradores internos, o ambiente de trabalho é amplo e moderno, com espaços como cantinhos de leitura, área gourmet e vestiários completos. Já para os técnicos de campo, criamos uma área de convívio junto a parte de logística da empresa, onde além de retirar os materiais necessários, sempre é possível pausar uns minutinhos para um bom café e uma boa troca de experiência — complementa Daiane.

Nesses espaços, também é evidenciada a preocupação com a saúde dos funcionários. Através da ação “Conexão Saúde”, a empresa oferece frutas frescas da estação diariamente, em todos os setores do prédio. Além disso, a companhia desenvolveu o programa “Medida Certa”, contratando uma nutricionista pelo período de três meses, com o objetivo de orientar os participantes a adotarem uma alimentação mais saudável e incentivar a prática de atividades físicas.

O cuidado com os colaboradores é constante e as estratégias para poder proporcionar momentos memoráveis na empresa são repensadas constantemente. Ainda com o objetivo de tornar o ambiente de trabalho mais harmonioso, a Seanet incentiva desenvolveu a ação “Conexão Pet”, onde os colaboradores podem levar seus pets ao trabalho, contribuindo com momentos de descontração e felicidade. A soma de todas essas ações estratégias resultam em uma empresa comprometida não apenas com seus clientes, mas com seus colaboradores e a sociedade em geral.

— Por isso, a conquista do GPTW pela Seanet, já na primeira vez em que participamos, representa uma agradável recompensa e reconhecimento pelo que fazemos aqui e pelo que somos. Temos muito orgulho de ser Seanet — afirma Daiane.

Fonte: Por Estúdio NSC