CASES, CAUSOS E ALGUMAS REFERÊNCIAS.
Não é novidade que o Facebook se tornou uma ferramenta importante e indispensável para alcançar o seu público. Com as mudanças anunciadas recentemente é possível que você tenha que gastar muito dinheiro e tenha pouco retorno se não for posta em prática uma boa estratégia de uso das redes sociais.
De acordo com Mark Zuckerberg (fundador do Facebook) haverá em breve uma mudança nos algoritmos da rede social que dará mais importância para conteúdo de amigos e familiares e cada vez menos ênfase em conteúdo de páginas.
Em outras palavras, o Facebook quase não mostrará de forma orgânica o conteúdo da sua página para os seus seguidores, para isso você terá que promover suas publicações e gastar cada vez mais dinheiro.
Bom, vamos entender essa mudança como algo positivo, realmente é bastante chato receber diversos conteúdos publicitários em nossa timeline, até mesmo porque não entramos no Facebook com o intuito de comprar ou adquirir algo, quando queremos uma pizza digitamos no Google ou até mesmo na busca do Facebook “Pizzaria Balneário Camboriú” e voilà!diversas pizzarias a nossa disposição.
Agora se aparece um anúncio de pizza em nossa timeline, é bem difícil pensarmos “Nossa! Uma pizza aqui na minha timeline, que legal, vou ligar lá e comprar”. Essa mudança visa tornar as timelines menos poluídas e a experiência do usuário do Facebook mais assertiva.
Agora você deve entender e se preparar para atrair as pessoas para a sua página ao invés de você ir atrás das pessoas. Agora é a hora de você entender de uma vez por todas a importância e aplicabilidade de uma estratégia de marketing digital e marketing de conteúdo (se você está por fora destes termos, esse texto vai acabar com todas as suas dúvidas).
É claro que o Facebook, como uma empresa privada, tem por objetivo o lucro, porém estas mudanças não são para explorar o empreendedor, e sim para tornar a experiência dos usuários cada vez mais rica e prazerosa.
Você já ouviu falar em nível de maturidade das mídias sociais? A SMC (Social Methodology Center) é uma metodologia desenvolvida pela Scup para mensurar estes níveis e ajudar a desenvolver as estratégias de mídias sociais. São três níveis: SMC1: Quantitativo, SMC2: Qualitativo e SMC3: Estratégico (faremos um post específico sobre eles em breve).
Identificar quais aspectos se encaixam dentro destes níveis de maturidade é o primeiro passo para você entender como está a sua empresa nas redes sociais. Por meio desta análise você pode delinear objetivos e melhorar questões que podem estar defasadas como atendimento, respostas, tipo de conteúdo e por aí vai.
Outro passo importante para se adequar a esta nova realidade no Facebook é a produção de conteúdo rico. A sua página é interessante? Há conteúdo rico para o seu público-alvo? Se você foca em apenas divulgar produtos e serviços sem fornecer nada além de anúncios, é bem provável que seu cliente não tenha interesse algum em visitar sua página de forma orgânica.
Agora, se você investe em conteúdo útil e necessário com uma frequência razoável, é muito mais fácil seu cliente visitar sua página de forma espontânea, sem você precisar gastar com impulsionamento. Este texto que você está lendo é um exemplo disso, nós produzimos conteúdo para que você consiga crescer e tenha boas ideias para desenvolver seu negócio de forma sadia, assim quando você precisar de uma agência de marketing para agregar ainda mais valor ao seu negócio, você pensará na Inteligência Marketing.
Não é só isso, mas isso já é um ótimo começo, o ideal é você pensar nas estratégias digitais de forma integrada, onde o Facebook, o Google, o seu site e qualquer outro canal funcionem de forma integrada, de modo que seu cliente não seja apenas mais um cliente, mas sim um fã da marca.