CASES, CAUSOS E ALGUMAS REFERÊNCIAS.
Cansados de embalagens parecidas, ou que não chamam a sua atenção? Confira a nossa lista das 10 embalagens inovadoras:
1. Suco realista
Se todas as marcas juram que o seu suco é o mais fresquinho,gostoso e natural, como fazer diferente? “Colocando literalmente frutas na caixa“, pensou o designer japonês Naoto Fukasawa. É dele a assinatura dessas embalagens hiper-realistas de suco que pode ser vista acima. A ideia é que a textura de cada fruta seja transposta para o rótulo fielmente, imitando escala de cores das cascas.
2. Tea shirts
Saquinhos de chá ganharam o formato de camiseta nesse projeto criativo e prático. Cada cor de cabide representa um sabor de ervas diferente e o pacote parece de um pequeno closet para camisetas de chá. A assinatura é do designer Soon Mo Kan.
3. Bebida sangrenta bloody mary
Disposição e energia equivalentes a uma bolsa de sangue nova conectada em você. A ideia direta, foi a inspiração para o energético cafeinado Blood,vendido nos Estados Unidos. A fabricante Harcos Labs promete até a textura semelhante à sangue de verdade, o que deixa a bebida como um belo acessório para festas de Halloween.
4. Faca na manteiga
Para facilitar o uso de manteiga descartável, o designer coreano Yeongkeun teve a excelente ideia: substituir a tampa tradicional por uma em formato de faca. Com textura de madeira, a ideia é que o acessório ajude a espalhar o produto de forma mais prática, afirmou o designer em seu site pessoal.
5. A lã despenteados
A lã da marca alemã Rellena, ganhou embalagens que brincam com o formato tradicional de novelos. Parte das linhas se transformaram na cabeleira de pequenos personagens masculinos: há o moreno, o grisalho de óculos, o ruivo e o loiro. Obra da Olgivy&Mather Frankfurt.
6. Talheres naturais
Para destacar a linha de acessórios de cozinha da Scanwood da Dinamarca, a embalagem do produto decidiu dar ênfase à origem dos produtos, feitos de madeira. A haste de cada objeto aparece plantada na grama, com direito a ramificações de raízes. A ideia é enfatizar o processo sustentável de fabricação, o que é também uma ótima mensagem sobre anti-desmatamento para a empresa. O projeto ainda foi indicado ao prêmio Creative Circle Award.
7. Nó na garganta
A marca suíça de pastilhas Ricola é conhecida por sua mistura de ervas que fornecem alívio para gargantas arranhadas. A sacada foi convocar na embalagem seu principal público alvo, os músicos, de pescoços literalmente enrolados e prontos para o resgate. O slogan também ataca a rouquidão: “Desenrole sua voz”, aconselha.
8. Lápis de queijo
Já pensou em comer seu lápis? Os Parmesan Cheese Pencils (lápis de queijo parmesão) são lápis feitos com queijo parmesão. Basta você escolher o seu sabor preferido (pesto, chilli, ou “truffles”) e apontar, literalmente, o lápis em cima do seu prato. No verso da embalagem, foram incluídas orientações com a medida exata para cada porção – não em gramas, mas em centímetros. A criação é da agência alemã Kolle Rebbe, e os “lápis” são vendidos apenas no país.
9. Descasque uma garrafa
Uma garrafa que na verdade é uma fruta no ponto. Essa foi a ideia por trás da edição comemorativa da vodka Smirnoff Caipiroska, as texturas de limão, morango e maracujá. As embalagens apenas saiam se fossem desenroladas. A criação, da JWT, levou o primeiro lugar no The Dieline Package Design Awards 2012.
10. Relógio à prova d’agua
Pelo nome, nenhuma novidade, mas se os olhos enxergam, fica mais fácil de acreditar, certo? O conceito está por trás da embalagem da marca de relógios suíços, a Festina, que colocou suas peças à prova d’agua num pacote cheio do líquido. O recado é direto: nosso produto é realmente confiável e resistente. A criação é da agência Scholz & Friends, de Berlim.
Via Publistagram